GOODENIACEAE

Scaevola plumieri (L.) Vahl

LC

EOO:

1.428.677,606 Km2

AOO:

216,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre na costa leste do continente Americano, desde a região norte de Palm Bay na Flórida, Estados Unidos, Ilhas Caribenhas, Golfo do México e América Central, até a costa brasileira. Distribui-se também na costa oeste do continente africano, desde Angola, norte do Golfo da Guiné, e região norte da costa do Senegal no noroeste africano. No oceano Índico é encontrada no leste da Índia e Sri Lanka, também nas Ilhas Maurícios e Madagascar. Ao longo da costa leste africana é encontrada no Quênia e região nordeste da costa próximo a Cabo das Agulhas (Peter, 2000); no Brasil é encontrada nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (Stehmann, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Tainan Messina
Revisor: Eduardo Fernandez
Categoria: LC
Justificativa:

?A espécie é amplamente distribuída e ocorre em unidade de conservação (SNUC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

​Descrita emSymb. Bot. (Vahl) II. 36. 1791.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Ocorre em restinga (Stehmann, 2009).
Detalhes: Caracteriza-se por subarbustos ou arbustos, terrícolas (Stehmann, 2012); apresenta crescimento clonal, perene, provavelmente polinizada por mariposas ou abelhas (Knevel; Lubke, 2004).

Ameaças (2):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
O ecossistema Restinga está seriamenteameaçado ao longo de toda a costa brasileira, devido à forte pressão antrópicacausada pela pecuária, agricultura, desenvolvimento urbano, e turismo. Apenaspoucas áreas deste ecossistema estão protegidos (precariamente), e açõesurgentes são necessárias a fim de assegurar a conservação desse importanteecossistema (Delprete, 2000).
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
11 Other
No município do Rio de Janeiro, é encontrada atualmente apenas na Restinga da Marambaia e na Praia do Recreio dos Bandeirantes, onde pequena subpopulação ainda resiste ao uso intensivo da praia por banhistas; recentemente, subpopulações desta espécie têm sofrido grandes reduções em abundância provocadas por ressacas no litoral Sudeste (Zamith; Scarano, 2004).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level
Espécie considerada "Vulnerável" (VU) pela Lista vermelha do flora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
Ação Situação
4.4.3 Management
Espécie ocorre em unidades de conservação (SNUC): Área de Proteção Ambiental Península de Maraú, no Estado da Bahia; Parque Estadual Paulo César Vinha e Reserva Biológica Comboios, no Espírito Santo; Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, Reserva Ecológica da Marambaia (CNCFlora, 2011) e Área de Proteção Ambiental de Marapendi (Zamith; Scarano, 2004), no Rio de Janeiro.